Estatuto Editorial do Jornal Notícias TERRAS DE SOL:
I. O Notícias TERRAS DE SOL é um jornal bimestral de informação generalista, propriedade de João Alberto Catalão Garrido Ferreira.
II. O Notícias TERRAS DE SOL tem como principal missão unir e valorizar os habitantes e naturais não residentes da região que abrange, promovendo o desenvolvimento social, económico e cultural.
III. O Notícias TERRAS DE SOL é um espaço aberto a sugestões e à participação dos diversos grupos e cidadãos singulares que compõem a comunidade, estando disponível a abranger vários temas, áreas, factos e opiniões.
IV. O Notícias TERRAS DE SOL defende a liberdade de expressão e a liberdade de informar, distanciando-se de qualquer forma de censura ou pressão, com o objetivo único de prestar serviço público, servindo os leitores de modo a ser-lhes útil, favorecendo o seu contacto com as freguesias, a região e respetivas realidades regionais. A sua orientação e conteúdo dependem, em última instância, do seu Diretor.
V. O Notícias TERRAS DE SOL é um jornal com convicções independentes de qualquer tipo de poder, manifestando o mesmo espírito de independência relativamente a hipotéticos anunciantes. É, antes de mais, com os leitores que o Notícias TERRAS DE SOL assume um compromisso de partilha.
VI. As opções editoriais do Notícias TERRAS DE SOL são definidas pelo seu Diretor, em conjunto com o Conselho Editorial, tendo sempre por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas.
VII. O Notícias TERRAS DE SOL assume o compromisso de respeitar os princípios deontológicos e a ética profissional dos jornalistas, assim como a boa-fé dos leitores. Assim, o Notícias TERRAS DE SOL tem e terá presentes os limites impostos pela ética profissional e pelo Código Deontológico dos Jornalistas, regendo-se por critérios jornalísticos de rigor e isenção, respeitando todas as opiniões e crenças.
VIII. O Notícias TERRAS DE SOL é um jornal de vocação regional e, a espaços, concelhia. Nesta perspetiva, privilegiará a divulgação dos valores históricos, artísticos, desportivos, económicos, literários e científicos das Freguesias da Amareleja, Granja, Póvoa de São Miguel, Safara, Santo Aleixo da Restauração, Santo Amador, Sobral da Adiça e ainda, quando tal se justifique, dos Concelhos de Moura, Mourão e Barrancos.
IX. O Notícias TERRAS DE SOL promoverá o desenvolvimento de todas as atividades produtivas das Freguesias e, atendendo à sua responsabilidade na vida local, apoiará ou incentivará iniciativas que visem discutir e aprofundar, numa perspetiva democrática, os problemas locais e concelhios. Em suma, o Notícias TERRAS DE SOL aposta numa informação diversificada de âmbito local, abrangendo os mais variados campos de atividade e correspondendo às motivações e interesses de um público plural que se quer o mais envolvido possível no projeto editorial com o objetivo de contribuir para uma população mais ativa e participativa, consciente da sua história e tradições, pretendendo simultaneamente incentivar a leitura, escrita e criação artística.
X. O Notícias TERRAS DE SOL entende que as publicações de natureza informativa devem ser independentes, pois só assim cumprem a sua função essencial perante a sociedade.
XI. O Notícias TERRAS DE SOL considera que determinadas causas comuns à cidadania, como sejam a da defesa das liberdades fundamentais e da democracia; de um ambiente saudável que não coloque em risco as gerações futuras; da língua e do património histórico; da paz; do incitamento à participação da sociedade civil na resolução dos problemas da comunidade devem ser divulgadas e sustentadas, sem prejuízo do pluralismo de opinião e de conceder voz a todas as correntes, nunca renunciando à capacidade crítica.
XII. O Notícias TERRAS DE SOL distingue claramente as notícias – as quais deverão ser objetivas, circunscrevendo-se à narração, à relacionação e à análise dos factos para cujo apuramento devem ser ouvidas as diversas partes – e as opiniões ou crónicas, as quais deverão ser assinadas por quem as defende, claramente identificáveis. O Notícias TERRAS DE SOL toma posição através de editoriais assinados que vinculam a posição do jornal.
XIII. O Notícias TERRAS DE SOL sabe que a seleção do material a publicar, a sua colocação nas páginas, a colunagem dos respetivos títulos, a ilustração com fotografias, infografias ou cartoons devem obedecer a critérios de inserção baseados na relevância dos textos e não nas convicções ideológicas ou interesses particulares de quem as escreve, escolhe ou pagina.
XIV. O Notícias TERRAS DE SOL sabe também que, em casos excecionais, há notícias que mereceriam ser publicadas em destaque, mas que não devem ser referidas, não por censura, mas porque a sua divulgação seria eventualmente nociva ao interesse local e à manutenção de relações profícuas entre instituições. O jornal reserva-se o direito de definir, caso a caso, a aplicação deste critério.
XV. O Notícias TERRAS DE SOL recusa-se a alimentar qualquer tipo de sensacionalismo que ponha em perigo o jornalismo de qualidade.
XVI. O Notícias TERRAS DE SOL considera que uma sociedade informada, transparente e participativa é condição sine qua non para o desenvolvimento individual e coletivo, económico e intelectual.
XVII. A matriz gráfica do Notícias TERRAS DE SOL tem como objetivo chamar a atenção, despertar a curiosidade e o interesse, mobilizando para a leitura, para a reflexão e para a partilha.
João Alberto Catalão
(Diretor do Notícias Terras de Sol)